2006/03/27

Assim que é, assim que tá

Estou trabalhando quase o que normalmente, naturalmente, todas as pessoas, em melhores ou piores condições, umas mais e outras menos, trabalham. As subalternas sempre menos em condição e mais em tempo.... Enfim, estou tentando me resignar para sofrer menos.
- Uma hora acostuma..... Fazer o quê?
É isso. É o que mais ouço. Uma hora, um dia, quando a vida já estiver toda bebida pelo lucro filha –da – puta, de outro filho-da-puta, acostuma. Lotação lotada acostuma. Humilhação acostuma. Salário miserável que simboliza a liberdade de comprar a própria ração ao invés de recebê-la diretamente do senhor, acostuma.
“ Ei senhor de escravo... sozinho se não guenta, sozinho se não guenta”
É o que da vontade de levantar e gritar no ônibus, no boteco, no escritório....... Somos nós que guentamos. É no nosso lombo que o chicote estrala. Mas são eles que vão pra Miami. A linha de entendimento do problema não é tão complicada. Na verdade é bem obvia e simples. Aliás, é estúpida!

“Vivendo entre o sonho e a merda da sobrevivência”

Então por que é que eu alimento tudo isso? Por que eu e todo mundo alimentamos a porra do mito de que isso aqui é o mais próximo que podemos chegar da dignidade?

“Se o meu futuro estiver traçado, eu vou até o fim só pra ver o resultado. Quero dinheiro e uma vida melhor, antes que meu castelo se transforme em pó.
É, assim que é, assim que tá.”

Acordei com essa música. Fiquei pensando na vida melhor.... e não consegui enxerga-la. Me esforcei, tentei me animar (mesmo sendo 6:30 da manha), tomei banho e ainda não vislumbrava nada. Lotação e nada. Café da D. Maria, e apesar de muito gostoso, nada.Conversa com o Rubão, o segurança, e piorou..... Fumei mais um cigarro e fui em direção à máquina maldita com o relógio castrador, o feitor virtual... e nada.
Quando bati o cartão, acabou.
Não existe vida melhor. A lógica da exploração não permite a vida melhor. Nem com dinheiro no bolso. Sem ele, fodeu, porque fica tudo ainda mais esquizofrênico. Nesse mundo, como esta e como é, só cabe a vida que a cada dia fica pior. Fora da Vila Madalena e o Reino dos duendes, só cabe gente reclamando, triste.
Não dormiu porque a telha brasilit esquenta demais. Tá triste porque a filhinha de dois anos queria passar o dia junto, mas vai ser depositada na creche como todos os dias. Trabalha para pagar o juiz (o que ele determinou, mas no fundo dá na mesma), em 12 vezes para conseguir a escritura da casa que mora há 30 anos e que agora, dizem, alguém ou um banco é o dono.
Vida melhor quando? Ah... o sonho da aposentadoria, a alforria. Só que isso é luxo europeu. Aqui meu amigo, vida melhor é aposentar para poder fazer bico como segurador de placa, ou guardador de imóveis em exposição.E com a grana extra, comprar uma costela e assar na laje com os netos.... sendo otimista, claro.
Final feliz, só em novela.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vamo acordá, vamo acordá! Nunca foi fácil. Junte seus cacos e desce pra arena. Sou mais você nesta guerra.
M. Brown

3:35 PM  
Blogger jubs said...

"É preciso sempre esperar que o açucar derreta, que a lembrança se apague, que a ferida cicatrize, que o sol se ponha, que o tédio se dissipe. Estranho corte entre esses dois ritmos...", hã?
(Simoninha de Beauvoir)

12:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

locoo..
e melhor (ou pior) d td..
MT real!

força aí e bjão

5:07 PM  

Postar um comentário

<< Home